Colegas de escola de Kim Jong-un falam sobre experiências que tiveram com ele

Kim Jong-un tem actualmente 35 anos e é o presidente da Coreia do Norte, país que, até agora, tem desenvolvido um poderoso arsenal para se defender dos seus inimigos, em particular dos Estados Unidos da América, em notícias que abanam o mundo constantemente devido a um clima de uma guerra nuclear iminente.

Ainda assim, como todos nós, Kim já foi um jovem, tendo mesmo estudado na Suiça, mais precisamente na Escola Internacional Liebefeld-Steinhölzi, em Berna…

De 1998 a 2000, o jovem Kim estudou nessa escola na Suíça mas nunca usou a sua verdadeira identidade. Na escola, ele era conhecido por Chol Pak Un, e dizia ser filho de um empregado da embaixada da Coreia do Norte na Suiça.

Desses anos, o seu ex-colega de turma João Micaelo, um português que agora é um chef nessa cidade suíça, destaca que ele era “um tipo fixe” e que era um ávido fã da NBA: admirador total de Michael Jordan e dos Chicago Bulls!

João, para além do desejo que tem em colocar-se em contacto de novo com o seu amigo – algo que deve ser bastante complicado hoje em dia – destacou:

“Ele tinha uma grande colecção de sapatilhas desportivas Nike e mesmo com 1,70 metros de altura e uns quilinhos a mais, era um bom jogador de basquetebol”.

Aparentemente, Kim ainda não perdeu o carinho pelo o basquetebol, sendo que ainda há alguns anos recebeu o polémico Dennis Rodman na Coreia do Norte, algo que nem sequer chefes de estado ou empresários de alto gabarito fizeram.

Marco Imhof, também da mesma turma de Kim desses tempos, disse que a versão jovem do presidente contrasta um pouco com o que agora aparece sobre ele na imprensa:

“Era gracioso. Gostava e conseguia facilmente fazer rir os outros. No entanto, odiava perder. Para ele, ganhar era muito importante mesmo”.

Em entrevista à imprensa alemã, Welt am Sonntag, outro dos seus ex-colegas, partilhou:

“Ele dava-se bem com todos, mesmo com aqueles alunos que vinham de países inimigos da Coreia do Norte”.

Quem diria!