Nunca deixes o teu filho sentar-se com as pernas nesta posição. Percebe o motivo

Crianças adoram conforto, mas nem sempre possuem conhecimento sobre os riscos que podem correr por ficar em algumas posições. Em alguns casos, nem mesmo os adultos sabem sobre eles. Pode ser o caso da posição de se sentar em W, em inglês conhecido como “W-sitting”.

É comum as crianças sentarem-se com as pernas viradas para fora, pois além de dar uma certa estabilidade, é possível usar as mãos sem necessidade de apoio. Porém, de acordo com um estudo do instituto americano Pendield Children’s Center, essa forma de sentar-se pode ser extremamente prejudicial à saúde.

Crianças com paralisia cerebral costumam ter esse hábito, de acordo com testes observacionais de cientistas da Universidade de Louisville, nos EUA. Isso acontece por conta da malformação de seus músculos, e sentar-se assim dá uma segurança um pouco maior.

O novo estudo reprova esse tipo de comportamento em crianças saudáveis, pois, as articulações e os tendões são forçados, podendo causar sérios problemas de desenvolvimento e lesões. Além disso, os joelhos e os quadris ficam tortos e torcidos, precisando mudar a forma de distribuição de esforço do corpo.

As áreas das coxas, nádegas e do tendão do calcanhar ficam sobrecarregadas, e, segundo os especialistas, isso pode encurtar os tendões, afectando directamente a estabilidade do sistema muscular humano.